quinta-feira, 23 de junho de 2011

V A Z I O




Gostaria de compartilha algumas idéias e textos que estão permeando o trabalho meu eu da Juzinha sobre o tema Vazio para o LAb_08:

*Primeira imagem que apareceu no Processo.



Nós encontramos um texto que fez e faz muito sentido para a nossa busca do que é desse tema tão gigante. Segue um trecho do texto de Rubem Alves O vazio :


Parece óbvio que o cheio vale mais que o vazio... Mas será mesmo? [...] Vocês gostam de refrigerante. Querem pôr o refrigerante no copo. Mas para se pôr o refrigerante no copo é preciso que o copo esteja vazio. Um copo é um vazio cercado de vidro por todos os lados, menos o de cima. [...] Para se fazer um bolo a gente procura a receita num livro de receitas. A primeira coisa que aparece numa receita são os “ingredientes“: farinha, ovos, [...] Mas eu nunca vi, em livro de receitas, explicado que se não se misturar uma pitada de vazio com os ingredientes, o bolo não fica bom. Fica “embatumado“, pesado, ruim. [...] A casa também é um vazio cercado de paredes. Para isso servem as paredes: para pegar o vazio e permitir que ele seja usado. Os arquitetos e arquitetas são os artistas que sabem a arte de pegar vazios por meio de paredes. E as janelas? Também são vazios. Buracos. Já imaginaram uma casa sem janelas? Seria horrível viver numa casa sem janelas. [...]. É o vazio entre os meus olhos e o jardim que me permite ver o jardim. É o vazio chamado “silêncio“ que me permite ouvir a música. E o espelho? Para ser bom, para refletir o seu rosto, é preciso que seja vazio.

[...] a roça é o lugar onde o vazio é grande. A cidade é o lugar onde o vazio é pequeno.“ Na cidade a gente olha para fora e os olhos logo batem num edifício, num muro, nos automóveis. Na cidade a gente vê curto. Na roça, porque o vazio é grande, os olhos vêem longe, muito longe: os campos, as matas, as montanhas no horizonte, o sol que morre, a lua que nasce, as estrelas... Que coisa bonita é ver a cortina branca da chuva que vai chegando... Quando o vazio é grande o mundo cresce. Coisa que eu gostava de fazer quando menino: deitar no capim e ficar vendo as nuvens.[...]

A vida precisa do vazio: a lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta. A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida. Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito. E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas. A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio. Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar. [...] Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar. A essas pessoas é fácil amar. Elas estão cheias de vazio.
E é no vazio da distância que vive a saudade...

A roça é o lugar onde o vazio é grande. O vazio grande da roça, com seus espaços e silêncios, é o colo da natureza, nossa mãe de onde saímos e para onde haveremos de voltar... Assentados no colo da mãe o medo se vai e tudo fica bom. A cidade é o cheio. A roça é o vazio. Tenho saudade do vazio da roça...


Então, estavamos com esse texto e queriamos trabalhar os dois "vazios", campo e cidade, grande e pequeno, mas resolvemos afunilar as idéias. Ficamos com o vazio da cidade e a busca de cada um.


Está entre as árvores e as folhas de papel em branco. No vento, no ar e nos espaços vazios do meu corpo. É essa eterna busca. Como preencher? Como completar? Há muito que desvendar. O que é meu, o que é teu e o que pode ser nosso. Preciso de você, estar em contato com você. Só assim algum significado de tudo aquilo que sinto, desejo e penso pode fazer sentido.


É isso,


Bjos até sexta!





Nenhum comentário:

Postar um comentário