quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Do Sagrado e a des-limitação das fronteiras [2]

"Nesse campos de energia quase desconhecidos existem impulsos que nos guiam para a 'qualidade'. Todos os impulsos humanos direcionados para o que chamamos, de modo impreciso e canhestro, de 'qualidade' provêm de uma fonte cuja verdadeira natureza é totalmente desconhecida, mas que somos perfeitamente capazes de reconhecer quando se manifesta em nós ou nos outros. Ela não se comunica por sons ou ruídos, mas através do silêncio. É o que chamamos - já que temos que usar palavras - de 'sagrado'."

Sempre tive muito medo desta palavra "sagrado" . Faz muito tempo que li "A Porta Aberta" e é engraçado como algumas coisas só vão fazer sentido tempos depois. Tem um trecho da "A insustentável Leveza do ser" do Milan Kundera, que aaaa sabe quando alguém escreve tudo que você está pensando mas com palavras mais adequadas e claras, é isso.

"Nossa vida quotidiana é bombardeada de acasos, mais exatamente encontros fortuitos entre as pessoas e os acontecimentos aquilo que chamamos de coincidências. Existe coincidência quando dois acontecimentos inesperados acontecem ao mesmo tempo, quando eles se encontram: Tomas aparece no restaurante no momento em que o rádio toca Beethoven. Na sua imensa maioria, essas coincidências passam completamente despercebidas. Se o açougueiro da esquina tivesse vindo sentar à mesa do restaurante em vez de Tomas, Tereza não teria notado que o rádio tocava Beethoven. (Se bem que o encontro de Beethoven com um açougueiro seja também uma curiosa coincidência.) Mas o amor nascente aguçou nela a percepção da beleza, e ela ja mais esquecerá essa música. Toda vez que a ouvir, tudo que acontecer em torno dela, nesse momento, ficará impregna do com seu brilho.
No princípio do pesado livro que Tereza carregava embaixo do braço no dia em que viera para a casa de Tomas, Ana encontra Vronsky em circunstâncias estranhas. Estão na plataforma de uma estação e alguém acabara de cair sob o trem. No fim do romance, é Ana que se atira sob um trem. Essa composição simétrica, onde o mesmo motivo aparece no começo e no fim, pode parecer até romântica. Admito que seja, mas somente com a condição de que romântico não signifique para você uma coisa inventada , artificial , sem semelhança com a vida.
Porque é assim mesmo que é composta a vida humana. Ela é composta como uma partitura musical. O ser humano, guiado pelo sentido da beleza, transpõe o acontecimento fortuito (uma música de Beethoven, a morte numa estação) para fazer disso um tema que, em seguida, fará parte da partitura de sua vida. Voltará ao tema, repetindo o, modificando-o, desenvolvendo-o e transpondo-o, como faz um compositor com os temas de sua sonata. Ana poderia ter posto fim a seus dias de outra maneira. Mas o tema da estação e da morte, esse tema inesquecível associado ao nascimento do amor, atraiu-a no momento do desespero por sua sombria beleza. O homem inconscientemente põe sua vida segundo as leis da beleza mesmo nos instantes do mais profundo desespero.
O romance não pode, portanto, ser censurado por seu fascínio pelos encontros misteriosos dos acasos (como o encontro de Vronsky, de Ana, da estação e da morte, ou o encontro de Beethoven, de Tomas, de Tereza e do copo de conhaque), mas podemos, com razão, censurar o homem por ser cego a esses acasos na vida quotidiana, privando assim a vida da sua dimensão de beleza."

Pra mim é nesta "dimensão de beleza" que está o sagrado.

2 comentários:

  1. Gab, querido. Só hoje consegui sentar com uma certa calma para ler suas últimas postagens e achei sensacional. Primeiro porque os trechos de A Porta Aberta são lindos e me conectam com aquela idéia de "pintar as forças" de Deleuze. Sobre dar qualidade à essa energia que nos cerca e nos atravessa, que é real e constante. Como o Peter Brook mesmo diz: só é sagrado se acontecer o tempo todo. E como acontece o tempo todo podemos, ou não, tomar consciência nessa qualidade, construir com beleza a partitura da vida. Mais legal ainda foi ver a obra de Kundera aqui, já que estamos estudando o autor no novo projeto da Súbita e discutimos muitíssimo este trecho. É um trecho que particularmente eu gosto muito. Obrigada Gab, foi um presente para mim!

    ResponderExcluir
  2. adoro caminhar sagrado
    vc me lembrou de lembrar eu de caminhar sagrado
    lindo!

    ResponderExcluir