quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ofélia

"Águas demais pra ti minha pobre Ofélia..."

Na janela, entre olhares encharcados, Gabriel e Mariana dividem suas vidas (e conseqüentemente bailam suas ausências) com Ofélias, Stellas, Marinas, Virginias e Clarissas.
Não se sabe muito bem como se dá essa troca de olhares, mas uma coisa é certa, todos que estão, pra cá e pra lá do vidro, estão alagados, encharcados, afogados, mergulhados em um amor incondicional que dilacera-os.

(Sobre processo Criativo Janelas- Parceria Gabriel Machado e Mariana Mello)

Referenciais:

Heiner Muller - Hamlet-Machine

(Ofélia. O seu coração é um relógio)

Eu sou Ofélia. Aquela que o rio não conservou. A mulher na forca. A mulher com as veias cortadas. A mulher com excesso de dose SOBRE OS LÁBIOS NEVE a mulher com a cabeça no fogão a gás. Ontem deixei de me matar. Estou com só com meus seios, minhas coxas, meu ventre. Rebento os instrumentos do meu cativeiro - a cadeira, a mesa, a cama. Destruo o campo de batalha que foi o meu lar. Escancaro as portas para que o vento posso entrar e o grito do mundo. Despedaço a janela. Com as mãos sangrando rasgo as fotografias dos homens que amei e que se serviram de mim na cama, mesa, na cadeira, no chão. Toco fogo na minha prisão. Atiro minhas roupas ao fogo. Exumo do meu peito o relógio que era o meu coração.Vou para rua, vestida em meu sangue.

Marina Colassanti- A Morada do Ser - Conto "Apto 204"

Trecho Final:

Ao entardecer brilha seco o sinteco. Mas do umbigo, fresca e clara, água brota alagando o ventre, lavando as carnes brancas sobre a cama.


Banda Interpol - Albúm "Our Love to Admire"

Músicas no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=6HC95n5y33I
http://www.youtube.com/watch?v=mq_S2vy0qwc

letra de "Stella was a diver and she was always down"
http://letras.terra.com.br/interpol/97173/traducao.html


Iconografia:

- Ophelia de Everett Millais


- Fotografias de Carol Armstrong - Bodies of Water

Um comentário:

  1. todos que estão, pra cá e pra lá do vidro, estão alagados, encharcados, afogados, mergulhados em um amor incondicional que dilacera-os.

    lindo

    ResponderExcluir